Assim é Assisi …lugar mágico que já me encantou por três diferentes vezes.
Gosto muito de voltar a posts antigos e rever o já que foi escrito, acrescentar novidades e postar mais fotos legais. Vocês já devem ter percebido que este blog é essencialmente fotográfico, não é?
Pois bem agora vou detalhar Assisi ou Assis, com dicas espertas de qual é o melhor roteiro a se fazer a pé, dos lugares imperdíveis e dos melhores restaurantes.
Berço de São Francisco de Assis – padroeiro da Itália, fundador da ordem franciscana, e um dos mais populares santos católicos da história – seu Centro histórico é bem pequeno e facilmente explorado a pé.
Com suas ruínas romanas, sinuosas ruas medievais e santuários sagrados, tem sido um importante destino de peregrinação católica durante séculos, e é hoje um dos destinos turísticos mais populares na Itália.
O melhor roteiro para fazer em Assis
1. A partir de Piazza Matteotti, onde se encontra o principal estacionamento, ir em direção a Catedral de San Rufino, que tem provavelmente a mais bela fachada de todas as igrejas da cidade. Se você tiver algum tempo de sobra visite também o museu.
2. Siga pela Via San Rufino (saindo em frente da Catedral) até chegar à Piazza del Comune, o centro da cidade.
Existem duas principais atrações na Piazza del Comune: o Palazzo del Capitano del Popolo, com a torre do relógio, e a bela igreja de Santa Maria Sopra Minerva com suas colunas romanas. Sendo uma cidade romana antiga, Assis tinha seu próprio templo dedicado a Minerva, a deusa da sabedoria. Com a chegada do cristianismo o templo foi transformado em uma Igreja Católica.
Na Piazza del Comune, você encontra também o Centro de Informações Turísticas.
3. Da Piazza del Comune você tem duas opções para chegar à Basílica de São Francisco:
- Via San Paolo, visual mais bonito e tranquilo com vários mirantes do vale abaixo durante o percurso. Faça um desvio aqui para chegar à pequena igreja de Santo Stefano, uma verdadeira jóia ignorada pela maioria.
- Via Portica e Via San Francesco, maneira usual e mais curta para ir à Basílica de São Francisco. Aqui há uma abundância de lojas.
4. Basílica de São Francisco, a principal atração de Assis. Contém as relíquias sagradas de Francisco e belos afrescos de Giotto. Comece na parte superior da Basílica, mas não deixe de descer as escadas para o túmulo de São Francisco. Um dos lugares espiritualmente mais poderosos em Assis.
5. Quando terminar a sua visita à Basílica, comece o seu retorno à Piazza del Comune pelo arco da Via Frate Elia. Quando chegar ao fundo da rua você verá uma grande igreja, San Pietro. Este é outro “must see” da cidade, que é muitas vezes ignorado. Diferentemente de outras igrejas na cidade, o interior é mais belo do que o exterior.
6. Chegando novamente à Piazza del Comune, a partir do Fonte dos Leões pegue a Corso Mazzini. Aqui você vai encontrar muitas lojas interessantes.
7. No final da rua, você vai ver o arco e depois a bela Basílica de Santa Clara, em homenagem a Santa Clara, amada amiga e companheira de São Francisco. Há uma linda praça em frente à igreja com vistas maravilhosas sobre o vale.
8. Aqui perto aproveite para visitar a Igreja Santa Maria Maggiore.
9. San Damiano também perto da basílica de Santa Clara, é um dos lugares mais “franciscanos” da cidade e vale a pena o pequeno desvio para fora das muralhas da cidade.
10. Definitivamente tirar um tempo para caminhar entre as casas e lojas medievais de Assis. A maioria das ruas de paralelepípedos e becos irá levá-lo até a basílica de San Francesco.
Assis oferece muitas outras coisas para ver e fazer. Se você tem mais tempo, estas são algumas outras boas dicas:
- Eremo delle Carceri. Uma igreja e mosteiro em um desfiladeiro íngreme, 4 km a leste de Assis, onde São Francisco veio rezar e contemplar no século 13. Fora das muralhas de Assis, esta foi a primeira casa monástica de São Francisco e seus seguidores.
- Rocca Maggiore – um local encantador com vistas maravilhosas. Um castelo – “La Rocca” – onde Frederico Barbarossa passou sua infância. Além da maravilhosa arquitetura, as vistas daqui são de tirar o fôlego.
- Por fim se tiver tempo vá a Santa Maria degli Angeli ao pé da cidade, onde está a estação de trem. A Basilica contém a Porziuncola, o lugar mais sagrado da Ordem Franciscana. Ali morreu Francisco de Assis.
Compras em Assis
Bons Restaurantes em Assis
- Locanda del Cardinale. No centro histórico de Assisi, a 100 metros da Piazza del Comune. Ambiente elegante construído em um antigo assentamento romano que remonta a 75 dC e do qual mantém vários achados. A culinária é variada e rica em especialidades da Úmbria.
- La Bastiglia, muito bom, comandado pelo Chef Marco Gubbiotti. Vale a ida até Spello, cidade vizinha. Via Salnitraria, 17, Spello
- Ristorante San Francesco. Via San Francesco, 1, Assisi. Chef: Carlo Angeletti
- Piazzetta dell’Erba. Trattoria simples com ótima comida. Via S. Gabrielle dell’Addolorata, Assisi
- Da Elide. Via Patrono d’Italia, 48, Santa Maria degli Angeli, Assisi
- La Stalla. Via Eremo delle Carceri, Assisi
- Trattoria degli Umbri. Piazza del Comune 40, Assisi
Degustação de vinho em Assis e redondezas
- Il Baccanale, centro de Assis, Via del Comune Vecchio 2, perto do parque de estacionamento da Piazza Matteotti. A loja oferece vinhos de toda a Itália, café exótico, doces e conservas.
- Lini Vini, a adega é uma vinícola orgânica, familiar e histórica. Lá você pode provar os vinhos DOC de Assis, e também o seu Azeite Extra Virgem com queijo e salame local.
- Adega Sportoletti oferece ótimos vinhos tintos, e seu famoso Villa Fidelia. No caminho de Assis para Spello, através dos povoados de Viole e Capitan Loreto.
Pingback: Assis, Itália, todas as dicas do lugar | MonicaOntheroad
Muito obrigada pelas dicas…elas foram preciosas pra tornar nossa visita a Assis mais especial!