As Aldeias do Xisto são 27 aldeias situadas no centro de Portugal, que estavam em ruínas, e que hoje fazem parte de um grande projeto de desenvolvimento sustentável.
O projeto Rede de Aldeias do Xisto melhora a qualidade de vida da população das aldeias, valorizando seu patrimônio arquitetônico e promovendo o potencial turístico de cada aldeia.[spacer]
[spacer]O projeto originou destinos turísticos em um dos territórios mais desfavorecidos do interior do país. E só por isso já merece todo respeito e reconhecimento.
[spacer]Situada entre Castelo Branco e Coimbra, é uma região constituída basicamente por montanhas de xisto, com rios de águas limpas e com várias praias fluviais.
[spacer]Eu fiquei em apenas uma dessa aldeias, a Figueira, onde pude testemunhar o belo trabalho de restauração arquitetônico que vem sendo feito. É tudo muito interessante e bonito. Veja o post completo da Aldeia da Figueira, que é belíssima.
[spacer]As Lojas do Xisto
Nas Lojas do Xisto podem ser encontrados produtos regionais, como artesanato, doces da região, mel, pães feitos em forno a lenha e outras curiosidades. Estas lojas situam-se em várias aldeias da rede.
[spacer]Algumas Aldeias do Xisto para visitar:
São muitas aldeias para visitar, todas belas e cada uma com seu charme particular. As que listo a seguir são apenas as que mais chamaram minha atenção, após ter lido bastante a respeito para arriscar a sugestão. (Fui apenas à Figueira, mas acredito que todas as 27 merecem uma parada).[spacer]
1. Figueira
Para mim a mais linda, claro, onde fiquei, vivenciei, uma aldeia verdadeira com galinhas nos poleiros, forno comunitário, hortas e carroças, senhorinhas vestidas de preto, destino ideal para quem gosta de natureza, história e tradição.
[spacer]2. Cerdeira
A Cerdeira tem cenário mágico com apenas algumas casas aninhadas na encosta de um morro rochoso e no meio da vegetação. O chão de ardósia contrasta com a vegetação e as pedras.
[spacer]3. Talasnal
É a Aldeia do Xisto da Serra da Lousã preferida dos turistas, pequenina e no alto da montanha, um lugar realmente especial.
[spacer]4. Casal de São Simão
Um brinco de aldeia com apenas uma rua, uma fonte e uma capela.
[spacer]5. Álvaro
É uma das “aldeias brancas” da Rede das Aldeias do Xisto, pois a maioria das fachadas das construções está rebocada e pintada de branco. É um lugar com muito patrimônio religioso.
[spacer]6. Pedrógão Pequeno
É outra das “aldeias brancas” da Rede das Aldeias do Xisto. Aqui o interessante são alguns vestígios arqueológicos como pedaços de uma calçada romana.
[spacer]7. Covas do Monte
Aproximadamente apenas 50 pessoas vivem aqui e são agricultores e pastores.
[spacer]8. Comareira
É a menor aldeia da rede com um pequeno conjunto de casas e uma vista magnífica. O lugar é estratégico para quem quer conhecer as praias fluviais desta região ou o Parque Florestal da Oitava.