O Arquipélago de Alcatrazes, a 40 kms de São Sebastião no litoral norte de São Paulo, é um dos maiores santuários do litoral paulista.
O Arquipélago faz parte do patrimônio arqueológico, histórico e cultural da região. No local, foram encontradas cerâmicas que indicam o uso da ilha por povos que viviam na região antes do descobrimento do Brasil.
Foi declarado refúgio de vida silvestre e se tornou a segunda maior unidade de proteção integral marinha do país. É gerido de forma compartilhada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pela Estação Ecológica Tupinambás.

Mesmo quando for aberto para visitação, o arquipélago não deixará de ser preservado, pois terá regras de funcionamento para garantir que as atividades ocorram com o mínimo de impacto aos ambientes naturais.
A pesca e qualquer tipo de degradação ambiental são proibidas na área do refúgio. As atividades turísticas, como mergulho e passeios, serão permitidas apenas de dentro das embarcações em áreas definidas pelo ICMBio.
Um fenômeno natural de ilusão de ótica
Nesse dia presenciamos a partir da praia de Juquehy, um fenômeno natural de ilusão de ótica entre o mar, o ar e as montanhas do Arquipélago…