Esse é um roteiro bem legal para quem quer ver a Aurora Boreal na Noruega.
Dizem que o ciclo de atividade solar que possibilita vê-la está chegando ao fim, portanto se este é um assunto te interessa, corra!
Foi a realização de um sonho antigo. Já havia tentado ver a Aurora na Islândia sem sucesso. Desta vez fui abençoada, e a vi várias vezes. E posso garantir que cada vez que você a vê é um novo presente, e um novo espetáculo de formas e cores.
A cidade de Tromso
O melhor lugar para ter de base para sua exploração é a cidade de Tromso. Situada a 350 km norte do Círculo Polar Ártico, é uma cidade linda, limpa, sossegada e ao mesmo tempo vibrante por conta dos jovens da Universidade.
Se as condições forem ideais (céu escuro e limpo), pode-se visualizar a Aurora Boreal em qualquer ponto da cidade. Na última noite ela nos presenteou na janela do quarto do hotel.
Você pode chegar à Noruega por várias companhias aéreas e cidades, eu escolhi ir por Londres porque adoro viajar na British Airways.
Roteiro da viagem
DIA 1: SP – LONDRES – OSLO
DIA 2: OSLO – TROMSO Jantar em um dos bons restaurantes da cidade. Ver dicas no fim do post.
DIA 3: TROMSO Visitar a Catedral Ártica e ir ao Cable Car para ver a vista completa da cidade.
DIA 4: TROMSO Visitar o Polaria, o Polar Museum e o Tromsø Museum.
DIA 5: TROMSO – SENJA Alugar um carro para seguir até a ilha de Senja. Hospedagem no maravilhoso Hamn I Senja, com vistas e acomodações incríveis.
Senja, a segunda maior ilha da Noruega, possui cenários de tirar o fôlego. A estrada desde Tromsø também proporciona belas paisagens e vale fazer paradas fotográficas no caminho. À noite, se não houver chance de ver a Aurora Boreal no próprio hotel, o que é muito comum, sair de carro pela região.
DIA 6: SENJA Senja possui uma rota cênica ao longo da costa da ilha, contornando fiordes, montanhas imponentes e casinhas coloridas. Circular pela ilha visitando: Bergsbotn, Tungeneset, Mefjordbotn, Ersfjord e Husoy. À noite fomos de carro a Torsken onde vimos a Aurora em uma estradinha erma e escura.
DIA 7: SENJA – TRONSO Completar sua visita à cidade de Tromso e ver o que não foi visto. À noite dar um passeio pelo lado oeste escuro da ilha de Tromsø.
DIA 8: TROMSO Dirigir até KILPISJARVI, Finlândia, região onde a natureza impõe respeito por tanta beleza. Aqui, a Aurora Boreal aparece frequentemente, e não há poluição luminosa que atrapalhe este espetáculo natural. Voltar à noite para Tronso.
DIA 9: TROMSO – OSLO De Oslo continue sua viagem para onde quiser na Europa. Nós fomos para Amsterdam, a cidade que mais gosto e conheço na Europa. Ver os posts com todas as dicas de Amsterdam aqui.
Melhores restaurantes em Tromso
1. Fiskekompaniet Com alimentos frescos e saudáveis baseados em peixes e frutos do mar. Tudo, desde o King Crab, até os camarões Lyngsfjord, podem ser vistos no balcão de mariscos. Comemos super bem.
2. Arctandria Estabelecido em uma antiga construção ao lado do porto e com um terraço exterior que borbulha durante os meses de verão, Arctandria faz exatamente o que diz no nome: frutos do mar frescos, simples e bem noruegueses.
3. Emmas Drømmekjøkken Culinária tradicional com produtos locais bem preparados. O bacalhau seco e o peixe gratinado são dois pratos autênticos noruegueses que não saem do cardápio.
4. Emma’s Under Fica no piso térreo do restaurante principal de Emma, e tem alguns menus de almoço com preços razoáveis.
5. Steakers O restaurante traz sabores costeiros noruegueses e as tradições da cozinha escandinava. O melhor aqui são as carnes. Com um toque americano a decoração do lugar lembra mais Chicago dos anos 30 do que o rústico norte da Noruega .
6. Hot Dog Mas o melhor mesmo na Noruega é o simples Hot Dog. Com a salsicha enrolada em um bacon torradinho, na medida certa. Foi a nossa salvação pois a comida na Noruega é absurdamente cara!!!
Hotéis em Tromso
Depois de muito pesquisar e comparar decidi pela Quality Saga, o que foi uma grata surpresa! Quartos ótimos, vista maravilhosa, um café da manhã bom demais e super bem localizado, de lá dá para fazer tudo a pé.
O litoral norueguês
Não são apenas os efeitos de luz que fazem deste um lugar fascinante para visitar. Neste extremo norte, o litoral norueguês se fragmenta em uma dispersão espetacular de ilhas, montanhas e fiordes. A corrente do Golfo aquece o suficiente para manter o clima local agradavelmente suave.
Mais dicas para ver a Aurora Boreal
Para aumentar suas chances de ver a Aurora Boreal, você pode escolher uma ou mais das seguintes atividades, dependendo da época do ano:
• Se for inverno participe de uma atividade, como trenós puxados por cães ou renas ou snowmobile. Desta forma, você tenta uma atividade divertida, e se as luzes aparecem será um bônus extra.
• Alugue um carro e faça uma viagem de um dia para Lyngen. Veja as montanhas majestosas durante o dia e certifique-se de que você está na região sudeste dos Alpes de Lyngen à noite. Uma boa dica de hospedagem é 0 Lyngen Lodge.
• Participe da excursão que parte de Tromsø de ônibus às 16h, e chega a Skjervøy a tempo de retornar a Tromsø no Costal Express Steamer (Hurtigruten). O navio viaja através da escuridão absoluta e tem excelentes pontos de visão para observar a Aurora. Pode-se verificar a previsão do tempo e reservar este passeio no Centro de Visitantes até uma hora antes da partida.
Pingback: Hotel "Hamn i Senja" o melhor da ilha de Senja, Noruega. E a Aurora boreal | MonicaOntheroad
Pingback: Noruega do Ártico, sua bela paisagem e Arquitetura | MonicaOntheroad
Boa tarde, tudo bem?
meu nome é Renato, estou organizando meu roteiro para a viagem aos Países Nordicos agora em Novembro e tenho umas dúvidas sobre tromso.
será que poderia me ajudar?
eu vou nficar em Tromso pór 4 noites em novembro ( dia 16 ao 20) o objetivo é ver a Aurora Boreal mesmo. Eu vi que você alugou um carro lá, acha que compensa mesmo?
eu consigo por conta andar pelas estradas a noite, tem muita neve em novembro será? ( não vi a época em que foi)
vou ficar 2 dias em um Resort a 60km de tromso (Malangen) acho que por isso só já compensa o aluguel do Carro,
tem alguma sugestão?
Obrigado pela atenção.
Oi Renato!
Vamos lá, acho muito bom ter um carro pq vc pode sair a noite para vários lugares por perto, para ver a aurora,…não sei a condição das estradas em novembro pq fui em setembro. Cheguei a ir até a Finlândia de carro para procurar a aurora. Bate e volta de Tronso.
Passei nesse resort em que vc vai ficar e se me lembro bem é um lugar lindo…Passei vindo de Senja onde fiquei em um resort maravilhoso tambem.
Vc vai adorar! Vi a aurora na ilha de Senja mas vi tb da janela do quarto do hotel em Tronso!
Depende de sorte…quando fui a Islandia não vi nada.
Aproveite e muito boa sorte. Se tiver mais dúvidas não exite em chamar.
Abraço
Monica
Oi! Estou programando uma viagem para Tromso e Senja e adorei suas dicas! Vc viajou em qual mês?
Também estou com a mesma dúvida!
Penso em ir em Outubro.
fim de setembro!