Um passeio imperdível no Deserto do Atacama são Lagoas Altiplânicas e os Salares.
Os salares, assim como as lagoas, são a marca do altiplano. O que uma vez na vida foi uma lagoa salgada, vira um salar quando a água evapora, criando um cenário mágico.
No Salar do Atacama, encontra-se uma das reservas de flamingos mais importantes do país, a Reserva Nacional dos Flamingos. As lagoas Miscanti e Miñiques localizadas a 4.220 mts, também são parte da Reserva Nacional.
A erupção do vulcão Miñiques, ocorrida faz um milhão de anos, originou o estancamento das águas que antigamente escorriam livremente ao Salar, dando origem a duas lagoas de águas azuis e margens claras.
O Salar do Atacama é o terceiro maior salar do mundo (atrás de Uyuni, na Bolívia, e Salt Lake City, nos EUA). É coberto por sal cristalizado, que se acumula pela evaporação das águas salinas subterrâneas, as mesmas que ajudam a formar a lagoa.
A estrada que conduz às Lagunas Altiplânicas tem um visual mais lindo do que o outro. Passa pelo Salar de Atacama, por alguns povoados, por rebanhos, vicunhas, e isso tudo sempre emoldurado por vulcões e planícies de pedras vulcânicas.
Você vê planície, planalto, areia, água, sal, animais, montanhas, vulcões e até neve acumulada nos seus topos, tudo de uma beleza infinita.
Esse passeio no Deserto do Atacama é imperdível!
[button text=”Clique e veja todas as outras dicas sobre o Atacama” link=”http://www.monicaontheroad.com/category/viagem/chile/” style=”color” size=”large” target=”_self” display=”block” class=”” icon=””]