O roteiro que fizemos na Sicília, e que eu super recomendo, é simplesmente dar a volta toda na ilha.
Chegamos no aeroporto de Catania, pegamos um carro e fomos direto a Ragusa. As cidades mais interessantes em nossa rota foram:
- Ragusa
- Noto
- Siracusa
- Agrigento
- Erice
- Taormina
Ragusa é uma das cidades mais belas da Sicília. Essencialmente barroca, o que se vê hoje data quase tudo de 1693 em diante.
Nesse ano a região foi abalada por um terremoto que destruiu a cidade juntamente com os suas vizinhas, Noto, Modica, Scicli e Catania.
Os aristocratas mais ricos construíram uma nova cidade em um local diferente, Ragusa “Superiore”. A outra parte da população decidiu reconstruir no local original, Ragusa “Ibla”. As duas cidades ficaram separadas até 1926, quando foram fundidas para se tornar a principal cidade da província.
A cidade de Ragusa faz parte do Patrimônio da UNESCO e 18 dos seus edifícios são protegidos e mantidos com patrocínio.
A melhor coisa a fazer é apenas caminhar admirando sua beleza arquitetônica, e depois jantar em um dos restaurantes ótimos da cidade. Aliás a Sicilia é rica na gastronomia!
Ou assistir a procissão pitoresca à bela Catedral…
Melhor hotel e restaurante em Ragusa
O hotel em que ficamos em Ragusa foi a Locanda Don Serafino, cheio de charme e com restaurante 1 estrela Michelin, onde comemos divinamente.
Acho que Ragusa é a capital gourmet da Sicília, são muitos os restaurantes bons. Comemos também muito bem no restaurante Duomo, com 2 estrelas Michelin!
A cidade de Noto
Noto, Patrimônio Mundial pela UNESCO, é a apoteose do urbanismo e arquitetura barroca. Fica bem perto de Ragusa e dá para visitar em um dia.